sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Verdades sobre a profissão de Corretor de Imóveis!


Oi Gente, vamos falar de Corretagem de imóveis!






Desde 2006 entrei para a área de corretagem, e hoje em 2016 com a crise em que o país está passando muitas pessoas me perguntam se é uma boa opção para trabalhar.
Eu digo o seguinte; se quer ser corretor de imóveis pois está desempregado e precisa de dinheiro logo, não, não é uma boa opção. Para se tornar um corretor, você terá que dispor de tempo e dinheiro para começar, por isto se está já em uma situação difícil, não vai ter paz e tranquilidade para se equilibrar e organizar.
Apesar de parecer uma profissão de aposentados ou de pessoas que não conseguiram trabalho e estão nesta por um tempo, até acharem outra colocação, se pensa assim, está desinformado e poderá perder seu tempo.
Hoje o mercado imobiliário é muito disputado, existem profissionais extremamente competitivos e engajados, o mercado não tolera aventureiros ou desesperados.
Digo que para ser corretor e poder passar pelas dificuldades com uma carga média, deverá se programar, pois terá que estudar, conhecer o mercado, desde suas sutilezas até a sua mais dura realidade.
Nos anos de 2004 a 2010, tivemos um "boom" imobiliário, grandes e pequenas construtoras disputaram cada m2 da capital, e verticalizaram ainda mais bairros nobres, limítrofes do Metrô, de shoppings, e de regiões pouco explorada. Com o isto Crecis foram tirados aos galopes e corretores, imobiliárias e construtoras encheram os potes. Mas a partir de 2011 as coisas começaram a mudar, a instabilidade já era apregoada e profetizada como o apocalipse do setor imobiliário. Mas ainda assim era muito dramático este quadro que estava sendo desenhado e o mercado continuou a crescer, porém muito menos que nos anos anteriores.
Hoje já são mais de 173.000 corretores cadastrados na cidade de São Paulo e em setembro deste ano haviam sido vendidas apenas 1717 imóveis residenciais ( segundo SECOVI-SP). E nos acumulado do ano apenas 10.817 imóveis residencias. Veja que o número é muito baixo comparado ao número de corretores cadastrados.
Vender um imóvel não é fácil, mas isto é tema para outra postagem.
Enfim se está querendo vir para este lado da corretagem terá que primeiro tirar o Creci provisório, isto ocorre quando se inscreve em um curso Técnico de Transações Imobiliária, hoje está em torno de R$490,00 que pode ser dividido em parcelas. Terá que se integrar a uma imobiliária e começar a conhecer os tramites e costumes da corretagem (também será tema de outra postagem).
Por enquanto fico por aqui e indico um vídeo que fiz explanando sobre os números atuais e alguns paradigmas da corretagem, veja:




Bem queridos por hoje é só, em breve conversaremos mais sobre isto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário